Documento sem título
     
   
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Notícia - Conheça os benefícios da Valeriana para a saúde Conheça os benefícios da Valeriana para a saúde
Reportagem extraída do portal Tudo Ela

Existem plantas que podem ser de grande ajuda em diversas situações do nosso dia a dia, como insônia, estresse e ansiedade. Algumas são mais conhecidas e outras pouco populares, mas que são igualmente eficazes quando se trata de aliviar ou mesmo eliminar esses problemas.

Entre as mais conhecidas neste sentido está a Valeriana – ou Valeriana Officinalis, seu nome científico – uma espécie oriunda da Europa e do Oeste Asiático que, apesar de ser consumida há décadas nestas duas regiões, teve os seus benefícios descobertos aqui no Brasil há pouco tempo.

A planta, também conhecida como erva-dos-gatos (por oferecer efeitos excitantes e eufóricos nos felinos), possui propriedades medicinais e fitoterápicas que trazem benefícios ao corpo humano, atuando como um calmante natural contra a ansiedade, depressão, estresse e insônia.

Especialistas de todo o mundo, inclusive a Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovam os benefícios da plantinha à saúde, bem como indicam o seu uso em substituição aos medicamentos comuns contra ansiedade e insônia. Não é à toa que o seu nome vem do latim “valere”, que quer dizer “ter saúde” em português.

Benefícios

A Valeriana é uma planta rica em vários nutrientes essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo, além de possuir propriedades sedativas, calmantes e relaxantes.

Por este motivo, o seu consumo pode trazer vários benefícios para a saúde, desde a melhora do sono até alívio do estresse provocado pela rotina diária. Inclusive, a planta pode ser usada para combater vícios, como o tabagismo.

- Alivia os sintomas da menopausa;
- Combate a insônia;
- Controla a ansiedade;
- Diminui o estresse;
- Controla situações de histeria;
- Previne câimbras;
- Combate crises epilépticas;
- Melhora o sono;
- Controla perturbações cardíacas;
- Relaxa o sistema nervoso;
- Combate dermatoses pruriginosas;
- Combate quadros de depressão leves;
- Controla a pressão arterial;
- Controla crises de agitação;
- Previne espasmos estomacais e intestinais;
- Alivia enxaquecas;
- Ajuda na cicatrização de feridas;
- Ajuda a controlar vícios, como o tabagismo;
- Ameniza quadros de fobia.
- Trata o Transtorno de Déficit de Atenção (TDA);
- Controla a hiperatividade;
- Ameniza tremores leves;
- Trata a Síndrome de Fadiga Crônica.
- Alivia dores musculares;
- Ameniza cólicas menstruais;
- Trata a Doença de Crohn (inflamação crônica no estômago);
- Trata a Doença Celíaca (intolerância ao glúten);
- Trata a Diverticulite (inflamação dos divertículos do cólon).

Como usar?

A planta Valeriana não tem um cheiro muito agradável ao nosso olfato (ao contrário dos animais felinos) e, por isso, a raiz e o rizoma são as partes mais utilizadas para o consumo humano. Dessas partes, são feitos suplementos, chás, cápsulas, comprimidos, tinturas e extratos.

O modo mais comum de consumo da Velariana é a partir do chá. Para fazê-lo, basta colocar uma colher (chá) da raiz e do rizoma picados em uma xícara de água fervente. Deixe em infusão, abafando a bebida por cerca de 5 minutos. Coe e tome em seguida.

Neste caso, a recomendação é consumir de uma à três xícaras de chá por dia. Evite ultrapassar a dosagem indicada e o tempo de uso para não provocar efeitos colaterais.

Se pretende consumir a Valeriana em forma de cápsulas, a dica é ingerir 2 cápsulas por dia, 40 minutos antes de ir dormir. A dica neste caso também é evitar excessos.

Outra forma de consumir a plantinha é através do seu extrato seco e fluido. No primeiro caso, deve-se tomar entre um a dois gramas por dia, divididos em duas ou três doses. No segundo, deve-se tomar entre duas e oito gotas distribuídas por três doses.

Vale lembrar que é preciso consultar um médico antes de começar qualquer tipo de tratamento com a planta. Só um especialista poderá receitar o melhor modo e tempo de uso da Valeriana.


Reportagem extraída do portal Tudo Ela


 
 
VEJA TAMBÉM

Outra Medicina
Chá de cravo-da-índia: benefícios para a saúde
Tua Saúde
7 formas de tirar o sono rápido
Minha Vida
11 fatores que favorecem o envelhecimento precoce
 
 
Documento sem título
             
 
 
 
 
Rua Neo Alves Martins, 3312 Centro - Maringá-PR
Telefone: (44) 3225-0505
WhatsApp: (44) 8815-6922
 
 
Copyright © 2014
Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet