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Notícia - Descubra como criar uma dieta vegetariana bem equilibrada Descubra como criar uma dieta vegetariana bem equilibrada
Reportagem extraída do portal Seleções

Muitas pessoas acreditam que basta ser vegetariano que está levando uma vida saudável, mas não é bem assim. Toda dieta vegetariana deve ser equilibrada, assim como todas as outras, para que o corpo receba todos os nutrientes de que necessita.

Porém, sem muitas opções de restaurantes por aí, o vegetariano sofre. O jeito é arregaçar as mangas e exercitar seu dom de “chef” da cozinha vegetariana. Existe uma gama diversa de alimentos que podem ser consumidos.

No entanto, não deixe que um único alimento – por mais saudável que seja – predomine em sua alimentação, pois causará desequilíbrio no organismo.

Confira algumas dicas:

Dica 1

Organize um cardápio que combine grãos integrais, castanhas, sementes e leguminosas, como feijões, lentilha e ervilha – juntos eles fornecem todos os aminoácidos essenciais. Experimente arroz com lentilhas, homus com pão árabe ou feijão com tortillas.

Dica 2

Inclua mais produtos derivados da soja, como tofu, na sua dieta vegetariana. São as melhores alternativas para a carne em relação à proteína completa. A proteína da soja é rica em fitoestrogênios ou isoflavonóides, que podem ajudar a baixar o colesterol, inibir o crescimento de células cancerosas e aliviar os sintomas da menopausa.

Dica 3

Prove produtos à base de espelta – é uma excelente fonte de proteína para vegetarianos e seu teor de proteína é de 10% a 25% maior que o das variedades comerciais de trigo.

Dica 4

Coma germe de trigo, lentilha, sementes de abóbora e castanha sem sal por seu alto teor de proteína.

Dica 5

Coma muitas leguminosas, como feijões e ervilha. Elas não são apenas ricas em proteínas, mas também em fibras, e quase não contêm gordura saturada.

Dica 6

Se você não for vegano, inclua laticínios ou ovos na sua alimentação diária. Eles fornecem proteína de boa qualidade, especialmente para crianças pequenas e idosos que têm dificuldade de comer o volume necessário de grãos e leguminosas para atingir as necessidades diárias de proteína.


Reportagem extraída do portal Seleções


 
 
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